quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aqui é onde passo a maior parte dos meus dias...

TEXTO:PROFº SINVALDO

Escola Municipal Nestor Victor, quem ama cuida!

A Escola Municipal Nestor Victor está localizada na Estrada de Guaratiba nº 8.505. É caminho para quem vem de Santa Cruz ou de Sepetiba em direção à Praia da Pedra de Guaratiba. A região se destaca como reduto pesqueiro, pólo gastronômico e bairro litorâneo de preferência de muitos pintores e artistas.

A diretora Sandra Helena, na escadaria que dá acesso ao prédio central da Escola Municipal Nestor Victor, da 10ª CRE















A professora Sandra Helena, diretora da E.M. Nestor Victor, da 10ª CRE, na escadaria que dá acesso ao prédio principal da escola.
Quem chega ao portão principal que dá acesso à escola observa, ao lado direito, um enorme bloco monolítico de granito, talvez retirado de antiga pedreira existente ali nas proximidades. O prédio da E.M. Nestor Victor fica em ponto bem mais alto em relação à Estrada de Guaratiba.

Da parte mais elevada, se não fossem as árvores, que benfazejamente circundam o prédio escolar, daria para se avistar o mar, e toda a área de manguezal, berçário de crustáceos, moluscos e peixes, que vão abastecer os restaurantes da localidade, mas que também serviram como alimento preferencial dos primitivos habitantes de todo o litoral sepetibano, bem antes da chegada do colonizador português, conforme registros encontrados nos sambaquis, estudados por arqueólogos e outros cientistas do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista.

Seguindo orientação de uma simpática funcionária que me recebe, deixo o meu carro ao lado da grande pedra, na parte externa da escola, e vou subindo em direção ao prédio principal, pois há construções laterais anexas que a diretora, humoristicamente, chama de “senzalas”.
“É porque são salas mais antigas.” Explica a simpática diretora Sandra Helena Valadão Tavares.


Professoras Claudia de Souza Moura (à esq.), diretora adjunta, Sandra Helena Valadão Tavares (sentada) diretora e Leila Cele Lima da Silva, coordenadora pedagógica da E.M. Nestor Victor.

Sandra é formada em História, tem pós-graduação em Gestão Escolar, e faz questão de dizer que sempre estudou em escolas públicas. Ela possui duas matrículas, é oriunda da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e já deu aulas no CIEP Anita Malfatti e na Escola Municipal Leocádia Torres.
Sou apresentado à diretora adjunta, Claudia de Souza Moura e à coordenadora pedagógica Leila Cele Lima da Silva. As três, incluindo a diretora Sandra, são muito solícitas, e fazem questão de acompanhar-me por todas as dependências da Escola Municipal Nestor Victor.


Valeriano, do Programa Escola Limpa, entre a diretora adjunta Cláudia (à esquerda) e a diretora Sandra Helena.

Tudo é muito bem organizado e limpo, ainda que a escola conte apenas com dois garis para executar todo o trabalho interno e externo. O gari Valeriano, do Projeto Escola Limpa, em parceria da Comlurb com as escolas da rede municipal de Educação, faz questão de me mostrar cópia da moção que ele recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por ter participado do mutirão de limpeza na cidade serrana de Nova Friburgo em janeiro de 2011.

No “Caderno do Professor 2011”, distribuído a todos os professores da Escola Municipal Nestor Victor, há palavras de boas-vindas apresentadas pela direção, informações sobre planejamento anual, enviadas pela secretária de Educação Claudia Costin, calendários e agendas mensais para a programação individual do professor e os eixos temáticos que deverão ser desenvolvidos por todos no decorrer do ano letivo.


Nestor Victor, Patrono da Escola, retrato em óleo sobre tela existente no corredor que dá acesso à sala da direção.
Logo no primeiro item, há destaque para a Lei Municipal n º 5.239, de 11 de janeiro de 2011, que torna obrigatório a todas as escolas públicas a divulgação da biografia ou história do patrono.
A diretora Sandra, sem omitir o seu perfil de historiadora, vai mostrando os murais muito bem confeccionados por alunos e professores, onde estão fotografias, dados biográficos e outras informações sobre o patrono, Nestor Victor e sobre a história da escola. Há também murais com a prestação de contas, divulgação sobre saúde e prevenção de doenças, Ano Internacional das Florestas, decretado pela ONU e pela UNESCO, Projetos Estratégicos de Reforço Escolar, Educopédia, Prevenção ao Bullying, História e Cultura Afro-brasileira e organograma com os nomes de todos os componentes da direção, apoio pedagógico, professores, funcionários e estagiários.

Como cheguei no horário do intervalo entre a saída do primeiro turno e a entrada das turmas do segundo turno, tive algum tempo para conversar com os professores que se encontravam em sua sala, (com computador e acesso veloz à Internet), e outros que, em suas próprias salas de aula, se desdobram preparando trabalhos para os alunos menores, que estarão complementando na produção de singelas lembranças para o “Dia das Mães”.



Professoras Leila, coordenadora pedagógica (em pé à esquerda), Sandra Helena, diretora, Morgana e Andreza, sentadas, preparando lembranças para o "Dia das Mães".

Seguimos para a Sala de Leitura, Laboratório de Informática e a Sala de Recursos, atualmente o xodó da Sandra Helena, que se emociona falando da possibilidade de integração e de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais.

Os alunos vão chegando e fazem questão de cumprimentar a diretora, que corresponde com gestos de muita afeição e afabilidade. O mesmo comportamento de simpatia, amizade e companheirismo, da equipe da direção da Escola Municipal Nestor Victor, constato em relação aos professores, merendeiras, funcionários e pessoal da Comlurb.

Sobre o Patrono, Nestor Victor, que fez parte do grupo simbolista carioca, a diretora Sandra Helena, fala com grande empolgação, lembrando que ele, tendo sido poeta, contista, ensaísta, romancista, crítico e conferencista, foi também um líder abolicionista, trabalhando decisivamente contra a escravidão no Brasil. Há biografia e fotos do patrono e do prédio antigo da escola, em exposição montada no pátio principal, para que todos tenham acesso às informações.

O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Nestor Victor, “O Cidadão em Construção”, segundo texto distribuído aos professores, pais, responsáveis e funcionários, “advém da necessidade de reformular o conceito de cidadania e repensar o papel da Educação, da Escola e da Família, no que diz respeito aos saberes constituídos social e culturalmente.”

Neste ano letivo de 2011, a Escola Municipal Nestor Victor deu início às aulas com mais de 720 alunos, distribuídos em seis turmas de Educação Infantil, quatro turmas de 1º ano, cinco turmas de 2º ano, quatro turmas de 3º ano, quatro turmas de 4º ano, três turmas de 5º ano, além dos alunos que freqüentam a Sala de Recursos, no 1º turno, com a professora Ana Valéria e no 2º turno, com a professora Fernanda Zine.


Professora Fernanda Zine(esquerda), diretora Sandra Helena e o aluno João, na Sala de Recursos da E.M. Nestor Victor.

Como não poderia ser diferente, a direção, professores, funcionários e todos os demais integrantes da comunidade escolar da Pedra de Guaratiba, também estão muito preocupados com o crescimento desordenado da população, poluição das águas dos rios e de todo o litoral da Baía de Sepetiba, e a conseqüente diminuição da flora e da fauna, que tem prejudicado a comunidade pesqueira e todos os demais moradores. Em documento produzido pela direção da E.M. Nestor Victor, que fala das características paradisíacas da Pedra de Guaratiba, a diretora Sandra Helena, chama a atenção de todos para a responsabilidade de preservação ambiental, começando pelo tema título da escola; “Nestor Victor: quem ama, cuida!”


Da esquerda para a direita: Cláudia, diretora adjunta, com as merendeiras Sirlei, Ângela, Sandra Helena, diretora, Cátia, Maria de Fátima e Leila, coordenadora pedagógica, no refeitório da E.M. Nestor Victor.

É preciso acreditar, como todos da Escola Municipal Nestor Victor, que cuidando e amando aquelas pessoas que estão bem próximas de nós, e sabendo respeitar e preservar os espaços das nossas casas, escolas, ruas, quarteirões e bairros, estaremos contribuindo para uma sociedade melhor e também fazendo a nossa parte no grande movimento de preservação do planeta.


Na Sala dos Professores da E.M. Nestor Victor: Rosângela, Sandra Helena, diretora e Andréa, que vem desenvolvendo trabalho com a Revista Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário